
A compra de um carro com valor residual é provavelmente a maneira mais vantajosa de economizar ao adquirir um carro novo ou até mesmo buscar um modelo mais caro do que com a compra convencional via leasing. Isso é possível ao pagar não o preço total do carro, uma vez que o comprador não precisa cobrir o valor residual no final do contrato.
O valor residual do carro é o valor mínimo do veículo determinado pela concessionária ao final da execução do contrato de leasing. Por exemplo, se o preço de um carro novo é 50 mil euros, e a duração do contrato é de 5 anos, podemos estimar que o valor residual será em média cerca de 15 mil euros (ou cerca de 30% do preço do carro novo). Adicione 10% como entrada inicial e ao longo de cinco anos o comprador terá que pagar um total de 30 mil euros em parcelas mensais: um valor muito menor do que comprando por outros meios de pagamento.
O valor residual é determinado considerando vários critérios. O principal deles é a quilometragem. O vendedor do carro, levando em conta os hábitos do comprador, estima quantos quilômetros o carro percorrerá durante o prazo do contrato. Suponha que você viaje em média até 20 mil quilômetros por ano e queira optar por um leasing de cinco anos; o valor residual do carro será calculado com base em uma quilometragem de 100 mil quilômetros. Contudo, se a quilometragem acordada for ultrapassada, o comprador terá que compensar a diferença. Uma das maneiras mais comuns é uma taxa baixa por cada quilômetro extra percorrido.
Outro critério importante que afeta o valor residual do carro é sua demanda no mercado. A demanda pode depender de uma série de aspectos, desde a marca do carro ou tipo de motor até a cor. Ao adquirir um carro com maior valor residual, você pode esperar parcelas mensais menores. Além disso, você pode negociar isso com o vendedor e montar um carro possivelmente mais procurado quando chegar a hora de se desfazer dele ao final do contrato.
Além das opções mais vantajosas de pagar uma menor parcela mensal para adquirir um carro mais luxuoso, a compra com valor residual oferece outras vantagens.
Uma dessas vantagens é o menor risco financeiro pessoal. Por exemplo, se começa uma recessão e o valor dos carros cai, o que é mais provável para carros de luxo, você pode optar por devolver o carro ao vendedor se seu valor residual for superior ao preço de mercado. Assim, você pode adquirir um novo carro sem pagar as parcelas restantes.
Outra vantagem é a possibilidade de recuperar parte dos pagamentos. Isso é possível se, ao final do prazo do contrato, o valor de mercado do carro é maior do que o valor residual estipulado. Assim, você pode vender o carro, devolver o valor residual e talvez até recuperar uma quantia equivalente ao valor da entrada inicial. Embora esse método requeira certa cautela e sorte, uma boa parte dos novos proprietários de carros já se beneficiou dessa vantagem.
Vale lembrar que você terá a opção de comprar o carro no final do contrato.
Outra opção atraente é pagar parcelas mensais maiores e cobrir parte do valor residual; esse dinheiro pode depois se transformar na entrada inicial para um novo carro, que você acumulou ao longo de alguns anos. O leasing operacional pode ser uma ótima maneira de dirigir continuamente o modelo mais recente de carro.
Bem-vindo à versão de teste dos Novos Ciclos
Muitas funcionalidades estão operacionais, mas podem ocorrer falhas em seu funcionamento. Também podem ocorrer imprecisões nas informações fornecidas.
Se você tiver comentários ou sugestões - aguardamos seu e-mail para [email protected]
Equipe Naujiratai.lt